PRA RELEMBRAR ..."Jogo Pole Position da Atari" - Lembra desse?





















Um dos jogos mais famosos da década foi concorrente direto do Enduro. Desenvolvido em 1983 pela Empresa Namco Inc., a qual produziu para o mundo inteiro exceto para os Estados Unidos, pois foi licenciado pela Atari neste país. A Atari lançou vários jogos de corridas durante os primeiros anos, inclusive um chamado F-1, mas teve em Pole Position o seu melhor momento, sendo que este foi o bem mais sucedido de todos.

Característica do jogo: Antes de comentarmos sobre o jogo, é importante salientar que a versão licenciada pelo ATARI teve algumas diferenças com o original da Namco Inc. Primeiro em relação ao gráfico do jogo, segundo que houve uma alteração na pista, com a presença na versão do ATARI de um decalque lateral e terceiro que houve a presença de um símbolo do ATARI no início do jogo, com a mensagem para o jogador se preparar para a corrida. Na versão da NAMCO Inc. não notamos a presença desta mensagem. 

O jogador corria em uma pista em Fuji e deveria completar o percurso antes que o tempo se esgotasse. Havia a volta de classificação que sempre era a primeira corrida e o que definia o grid. Depois havia a corrida em que eram percorridas 4 voltas. A primeira deveria ser completada em 90 segundos ou menos e as demais em 60 segundos. Além de ter que correr contra o tempo, os carros deveriam ser ultrapassados.

Na versão da Namco, havia também a presença de obstáculos na pista. Quando conseguia completar a volta, o corredor ganhava um tempo extra para a volta seguinte. Caso não conseguisse completar a volta, a corrida estava perdida. Para tanto, o corredor contava com controles do carro no qual podia acelerar e frear.

Curiosidades: Graficamente, a versão do ATARI deixava a desejar, pois os carros não eram bem definidos, além do que a pista era praticamente padrão, mudando apenas as curvas. Já na versão da NAMCO Inc., o corredor percorria uma pista em Fuji, como citei acima e os carros possuíam um gráfico melhorado, além de contar com obstáculos na pista. Ambos possuíam a volta de classificação.

Dicas: 

- Na volta de classificação, corra o máximo que puder, sem frear, para que fique na Pole. Isso pode fazer uma diferença enorme quando a corrida se iniciar.

- Caso passe em uma poça d´água, mantenha a direção reta e não freie, pois caso contrário, irá perder a direção e irá bater com outros carros. Cuidado para não dirigir fora da pista, pois poderá bater em algum Outdoor e explodir o carro.

- Os carros rivais nunca irão tentar ultrapassar os outros. Ao contrário, irão frear e mudar de posição. Tome cuidado para não bater neles. 

- Os carros brancos são mais lentos e os coloridos, os mais rápidos. Por isso tome cuidado redobrado com eles para não bater.


ATARI X POLE POSITION

Graficamente, o ENDURO é bem melhor do que o Pole Position, principalmente pelo fato da pista no jogo Pole Position seguir um padrão único enquanto que no Enduro temos a presença de vários ambientes como neve, neblina e outros. Além disso, o ENDURO possuía o diferencial que o jogador estava mais preocupado em ultrapassar o maior número de carros do que o próprio tempo, pois uma vez conquistado o objetivo, o jogador poderia administrar o tempo que restasse até o início da próxima corrida e os carros possuíam também um formato mais desenvolvido. 

A jogabilidade do ENDURO também fazia a diferença, pois o jogador tinha que controlar o carro num determinado espaço de tempo e sob vários aspectos de ambiente, fazendo com que o jogador tivesse que treinar a habilidade no controle do carro e o reflexo para não bater em outros carros.

Comercialmente o ENDURO fez mais sucesso que o POLE POSITION, fazendo sucesso mundialmente na época de seu lançamento e sendo referência até hoje no quesito jogos dos anos 80.
Este e outros jogos podem ser conferidos em todas as festas do Projeto Autobahn, onde há uma sala com um ATARI disponível com vários jogos para a galera poder jogar e se divertir.





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