PRA RELEMBRAR..."Jogo Enduro da Atari" - Lembra desse?
















ENDURO


Um dos maiores e mais conhecidos jogos da década, o Enduro foi um jogo de corrida projetado por Larry Miller e produzido pela Activision, sendo lançado em 1 de Fevereiro de 1983 para o aparelho Atari 2600. Na época de seu lançamento, o jogo causou um grande alvoroço, primeiro pelos gráficos considerados inovadores para a época e segundo devido à grande campanha comercial realizada pela empresa, o que levou uma corrida enorme às lojas.


Para a produção deste incrível jogo, os programadores da Activision foram além do seu tempo já que outros desenvolvedores estavam apenas no começo. Primeiramente porque os jogos da Activision eram mais coloridos, mais interessantes e mais divertidos e segundo que quase todos os jogos que a Activision produzia, viravam um sucesso instantâneo. Foi daí que o projetista Larry Miller começou a criar um jogo de corrida para a plataforma do Atari 2600, inovando o conceito dos jogos da época.

Características do jogo: O jogador controlava um carro parecido a um carro de Fórmula 1 e visualizava toda a corrida de trás do carro. O game simulava uma corrida de um dia inteiro, com diferentes condições de pista e dificuldade como neve, neblina e corrida à noite e tinha como objetivo passar uma determinada quantidade de carros a cada dia e, caso conseguisse, uma nova corrida seria iniciada (No 1º dia, o jogador tinha que passar 200 carros e 300 carros nos dias posteriores).

Com isso o jogador deveria sempre acelerar, pois a dificuldade era maior a cada dia e era desafiado em seus reflexos para poder desviar dos outros carros. A partir do 4º dia a jogabilidade tornava-se muito difícil. Uma das coisas interessantes do Enduro era em relação à visibilidade: Durante o dia, o carro passava sobre o gelo, limitando a velocidade do carro para não derrapar, à noite o jogador só conseguia ver as luzes traseiras dos carros e durante a madrugada havia a neblina intensa, fazendo com que o jogador visualizasse o carro apenas alguns metros a frente.



Curiosidade:

Uma curiosidade é que se um jogador conseguisse completar cinco dias ou mais no jogo, um troféu de corrida aparecia na tela e se fosse enviado uma foto do troféu para a Activision, ele se tornava membro do clube “Activision Roadbuster”.

Dicas: Irei escreve algumas dicas ditas pelo próprio Larry Miller e extraídas do manual americano do game:

- Dirija com calma. Você não irá durar muito se correr na máxima velocidade, pois irá bater em outros carros e perderá posições. Acerele apenas quando a pista proporcionar a possibilidade de ultrapassar vários carros em seguida. Nem pense em acelerar muito na neve.

- Se puder escolher entre bater na lateral da pista ou nos outros carros, escolha bater na lateral, pois o atraso será menor e você não perderá muito tempo.

- É melhor passar diagonalmente entre os carros pareados do que se espremer entre eles.

- Ao se aproximar-se de um grupo de carros que está bloqueando a pista, desacelere. Deixe os carros sumirem no horizonte e então acelere. Quando voltar a vê-los, eles terão mudado de posição, liberando o caminho.

- Uma dica pessoal: A partir do 4º dia, onde a jogabilidade começa a ser o maior adversário para o jogador, o segredo é manter uma velocidade constante, nem muito rápida, pois a quantidade de carros é maior e a probabilidade de bater é maior também e nem muito lenta, pois caso contrário o jogador não irá conseguir completar o dia.

Infelizmente o Enduro foi um dos últimos sucessos do Atari antes da crise na indústria eletrônica entre 1983 e 1984.

Detalhes Técnicos:
Desenvolvedor: Activision
Projetista: Larry Miller
Plataforma: Atari 2600
Lançamento: 1 de fevereiro de 1983
Gênero: corrida

Modo: 1 jogador

Marcadores:

Postar um comentário

[blogger]

Autor

{facebook#https://www.facebook.com/djjorgekamikaze}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget
News



® 2016 Copyright By DJ.Kamikaze